Aprenda como trabalhar menos sem comprometer a produtividade.

Trabalho duro é necessário para ser bem sucedido. Mas quem disse que isso singnifica trabalhar mais? O escritor Jeff Haden, em artigo para o site Inc., afirma que, apesar de ser um disseminador do trabalho duro, acredita que mais do que ficar muito tempo no escritório, é importante trabalhar de forma inteligente.


Mas como fazer isso?
Confira uma lista de 5 dicas para trabalhar menos sem comprometer a produtividade:

1 – Refaça sua lista de tarefas

Um dos métodos mais efetivos para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho é limitar o número de itens na lista de tarefas. Uma forma de fazer isso é escolher as três mais importantes. “Essas são as maiores e mais difíceis tarefas do seu dia, que você realmente precisa realizar. São as que farão você ficar no escritório além do tempo ou trabalhar depois de jantar se você não terminá-las”, diz ele.

Fazendo-as no começo do seu dia, você não irá se ocupar com outras coisas e perder seu tempo realizando coisas que não são tão importantes quanto essas tarefas. “O resto da sua lista de coisas para fazer pode ser preenchida com tarefas menores que você faria, desde que tenha terminado suas importantes.

Assegure-se de trabalhar nisso antes de passar a fazer coisas menos críticas e você sentirá que seu dia foi muito mais produtivo”, afirma Harden.

2 – Meça seus resultados, não seu tempo

A ideia de trabalhar de forma mais inteligente, em vez de trabalhar por mais tempo, vem do fato de que quanto mais horas são dedicadas ao trabalho, menos é feito. Essa é a principal razão pela qual especialistas procuram formas de trabalhar menos sem perder em produtividade.

Uma forma de fazer isso é ajustar como você mede produtividade. “Se você valoriza a si mesmo pelo que você faz, em vez de em quanto tempo você fez, notará que existe uma diferença em como você vai passar a trabalhar”, diz Harden.

Manter uma lista de coisas que você já fez no dia também é uma boa forma de analisar seus feitos. Se você mantém um registro de tudo que fez em um dia, pode ficar surpreso ao ver como vai ficar mais motivado para fazer trabalhos que realmente importam e se manter focado.

3 – Crie hábitos para começar a trabalhar

Quando eu não tenho um plano sobre em que trabalhar primeiro, eu tendo a procrastinar e gastar todo meu tempo na manhã. Você pode ter um tempo de procrastinação que não seja o início do dia, mas começar é a parte mais difícil para a maioria das pessoas”, revela Harden.

Uma forma de superar esse problema é criar uma rotina que informa ao seu cérebro e ao seu corpo que é hora de trabalhar. A rotina pode ser algo simples, como seus hábitos matinais ou comprar um café no caminho para o trabalho. “Geralmente eu sento na minha mesa com uma xícara de café e olho meus sites favoritos para checar as novidades. Assim que eu termino o café, eu sei que cheguei no meu limite, esse é meu gatilho para começar”, diz Harden.

4 – Observe no que você mais perde tempo

Reveja seu dia a dia e registre no que você perde tempo. Se existem dificuldades com a produtividade, é tentador mudar sua rotina ou tentar novas soluções antes de descobrir o problema real. “O primeiro passo para se tornar mais produtivo é identificar os pontos onde você mais perde tempo. Comece analisando o que você faz toda manhã para se preparar para um dia de trabalho. Você pode achar que está passando tempo em coisas como escolher sua roupa, coisas que podem ser feitas no dia anterior”, diz Harden.

Então, continue: veja como você gasta seu tempo durante o dia e procure padrões. Talvez você descubra que está passando tempo demais no Facebook. Ou que o que deveria ser uma conversa rápida no trabalho se torna num bate-papo de mais de 10 minutos”, completa.

5 – Crie hábitos para parar de trabalhar

Essa dica pode parecer um pouco estranha, mas ajuda bastante. Alguns de nós temos dificuldade para parar de trabalhar”, diz Harden. “É fácil continuar trabalhando por outra hora, ou pegar seu computador depois de jantar e trabalhar até a hora de dormir. A pior coisa sobre esses hábitos é que atrapalham na hora de fazermos nossas tarefas mais importantes, pois nós imaginamos que vamos ter tempo suficiente para realizá-las. Mas não temos”, complementa.

Uma forma de fazer isso é parar enquanto você está indo bem. O escritor cita um outro escritor, o norte-americano Ernest Hemingway: “A melhor maneira é sempre parar quando você está indo bem e sabe o que vai acontecer em seguida. Se você fizer isso todos os dias, nunca ficará preso”. E isso pode ser aplicado a qualquer área de trabalho. Parar no meio de um projeto pode funcionar muito bem. Você já sabe o que foi feito e sabe exatamente o que precisa ser feito em seguida. Assim, estará animado para começar de novo.

Seguindo essas regras simples e básicas, será muito mais fácil trabalhar de maneira produtiva.

VIA

Ele é Blogueiro, Designer gráfico e Palestrante... Auditório, ele é bom ou não é?!?!?

COMPARTILHAR

POSTAGENS RELACIONADAS

Próxima
« Voltar
Anterior
Próxima »
A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.